onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos,
fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias,
principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o
correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias
semelhantes.
Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como
alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais
abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.
Hoje temos a educação presencial, semipresencial (parte presencial/parte virtual ou a
distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em
qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico,
chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semipresencial acontece em parte
na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a
distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente
com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas
podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
Outro conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá no
processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço,
juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com
novas informações e relações.
A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No
ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a
educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada
de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação
e também no de graduação.
Há modelos exclusivos de instituições de educação a distância, que só oferecem
programas nessa modalidade, como a Open University da Inglaterra ou a Universidade
Nacional a Distância da Espanha. A maior parte das instituições que oferecem cursos a
distância também o fazem no ensino presencial. Esse é o modelo atual predominante
no Brasil.
As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação a distância, o
que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a
interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
José Moran
Pesquisador, Professor, Conferencista e Orientador de projetos inovadores na educação
Este texto foi publicado pela primeira vez com o título Novos caminhos do ensino a distância, no Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dezembro de 1994, páginas 1-3. Foi atualizado tanto o texto como a bibliografia em 2002.
moran10@gmail.com
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