Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o
aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma
oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.
Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos,
quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação
docente e ela é apenas temporária.
O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências
acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um
importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO,
2010). Por isso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a publico a importância do
Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente. Também relata a
importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos na vida dos acadêmicos
de graduação.
Um docente bem qualificado profissionalmente exerce o verdadeiro papel de cidadão
dentro do contexto social, à medida que atua como um agente multiplicador de conhecimentos
contribui com a formação de mais cidadãos participativos e possuidores de espírito crítico,
verdadeiro objetivo da Educação Nacional (FERNANDEZ; SILVEIRA, 2007). Segundo
Alarcão (1996), o estágio deve ser considerado tão importante como os outros conteúdos
curriculares do curso. Infelizmente os próprios docentes, assim como as Universidades ainda
não deram o devido valor à prática da formação do professor.
Fonte:http://www.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf
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